Workshop: França e Espanha juntas em torno da Filosofia da Solidão

Para celebrar a cultura dos dois países e fortalecer a presença da França e Espanha no Brasil, no dia 29 de junho, a Aliança Francesa Recife e os Institutos Cervantes de Recife e Salvador, com o apoio do Consulado Geral da França no Recife e da Embaixada da Espanha, promovem o workshop Solidões Povoadas: Robinson Crusoé e Dom Quixote, em torno da questão da solidão e as ressonâncias entre a Filosofia e Literatura, com reflexões relacionadas ao momento que a sociedade vive, com o distanciamento e os desafios impostos pela pandemia.

Leia mais no Blog da AF: Frantastique: Conheça o mais novo curso de francês on-line

O curso virtual e gratuito será ministrado pelo doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Luame Cerqueira, especialista no estudo da filosofia e sua relação com as mais diversas formas de expressões artísticas. Qualquer pessoa pode participar, basta preencher o formulário. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Com base nos pensamentos dos filósofos Nietzsche e Deleuze em torno do estar sozinho e saber povoar esse isolamento, Luame Cerqueira, que é cofundador do projeto Filosofia & Arte, traz uma discussão sobre as duas maneiras de tornar a solidão uma forma de experimentar outras sensações e sentimentos, a partir de questões como “O que é estar sozinho de verdade?”.

“O Dom Quixote, uma literatura que há séculos segue viva, não pelo fato do personagem encenar uma figura exótica do homem louco, mas por mostrar uma forma de enfrentar a solidão de maneira intensa, aprofundando-se em si mesmo. O mesmo com personagem Robinson Crusoé, do romance escrito pelo autor inglês Daniel Defoe, que aproveita a condição de náufrago para experimentas novos modos de vida”, explica Luame Cerqueira, que faz uma leitura de Crusoé a partir da obra Sexta-feira ou os limbos do Pacífico, onde o escritor francês Michel Tournier faz uma análise da nova vida do náufrago, distante da sociedade, com a antiga condição do homem civilizado.

Foto de Luame Cerqueira

Sinopse

Há ao menos duas maneiras potentes de tornar a solidão uma marca de saúde, duas formas de povoar o deserto encarnadas por dois personagens eternos da literatura: Dom Quixote, que sobreviveu aos séculos não por encenar a figura exótica do homem louco, mas por prolongar a literatura na vida, curvando o mundo inteiro à ficção, e Robinson Crusoé que aproveita da condição de náufrago para experimentar novos modos de vida.

Baseado em Nietzsche e Deleuze, o workshop explorará a as ressonâncias entre a Filosofia e a Literatura, passando por Cervantes e Michel Tournier.

Sobre Luame Cerqueira

Luame Cerqueira – Professor de Filosofia da Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula. Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio de pesquisa pela Université de Toulouse II (França). Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, na área de Estética e Filosofia da Arte, graduado e licenciado em Filosofia pela UERJ, onde também atuou como Professor Substituto. É co-fundador do projeto Filosofia & Arte, por onde realiza cursos, shows e palestras nos principais centros culturais do Brasil, tais como: o espetáculo Quixotando em parceria com Instituto Cervantes,  no teatro Cacilda Becker (Rio e Janeiro) e cursos sobre filosofia e literatura e arte em parceria com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outros.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto Filosofia & Arte.

SERVIÇO
Data: 29 de junho de 2021
Horário: 19h às 20h30
Inscrição: Gratuita (clique aqui e faça a sua)