Projeto recruta jovens ativistas com compromisso de defender o meio ambiente

Cartaz do Lab Jovens

Um projeto inovador, cujo objetivo é construir uma rede nacional de jovens ativistas do meio ambiente. É assim que podemos definir o LAB Jovens, uma iniciativa de entidades brasileiras e internacionais que buscam mobilizar uma frente com o compromisso de debater e desenvolver ideias beneficentes para o Planeta.

Este ano, o tema é Defensores dos oceanos e rios, em uma clara tentativa de avançar com esta luta no Brasil (a exemplo do combate ao consumo de plástico). As inscrições são gratuitas e abertas para pessoas com idade entre 18 e 26 anos, podendo ser feitas a partir do dia 1º de junho de 2021. O projeto vai recrutar no máximo 200 participantes e os interessados pode fazer a inscrição neste formulário: clique aqui para cessar formulário.

Os inscritos poderão participar de webinários, ateliês e encontros virtuais. O projeto prevê diferentes etapas. Na primeira, a juventude participará de uma série de eventos sobre poluição e proteção dos rios e oceanos. Nas etapas seguintes, novas e novos ativistas aprenderão como planejar e colocar em prática um projeto, buscar financiamento e defender sua ideia em público.

O LAB Jovens fornecerá as ferramentas e o acompanhamento necessário, com apoio de mentoras e mentores, troca de experiências e criação de uma comunidade de jovens ativistas. Ao completar as etapas do LAB Jovens, os participantes receberão o certificado de Defensor dos Oceanos e Rios.

Áreas de atuação

O LAB Jovens assume o compromisso de apoiar projetos e iniciativas por diversas áreas de atuação, entre elas:

  • Jornalismo e sensibilização;
  • Engajamento comunitário;
  • Soluções científicas;
  • Propostas artísticas;
  • Cooperação internacional.

O projeto é realizado pelas seguintes organizações: Embaixada da França, Câmara de Comércio França Brasil, Delegação da União Europeia no Brasil, Fondation Tara Océan, Fundo Casa Socioambiental, Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento – IRD, Instituto Serrapilheira, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e UNESCO Brasil.