Vale a pena planejar um intercâmbio em tempos de isolamento?

Três estudantes estão em pé e olhando para a câmera com expressão de seriedade. Eles usam máscara de proteção.

Em tempos de isolamento social, muita gente fica em dúvida se ainda vale a pena planejar um intercâmbio. Será que existe uma resposta imediata para essa questão?

É claro que os cursos de idioma continuam em alta. O isolamento não fez as pessoas fugirem dos estudos. Muito pelo contrário: aumentou ainda mais o número de interessados em uma formação educacional, através dos cursos on-line.

Leia mais no Blog da Aliança Francesa Recife: Quebec abre oportunidades de trabalho e estudo para estrangeiros

Por outro lado, não podemos negar que a limitação dos deslocamentos internacionais afetou o mercado dos programas de intercâmbio. Afinal, em tempos de isolamento social, como planejar uma atividade que proporciona a interação entre pessoas de diferentes origens?

Se você também tem dúvidas se vale a pena planejar um intercâmbio em tempos de isolamento, confira a seguir as respostas para a sua pergunta.

Cursos on-line: Uma nova alternativa

Certamente, não há nada que possa substituir a experiência de estar em um país novo e desconhecido, ainda mais praticando o idioma com os próprios nativos. Mas, apesar do isolamento social, o sonho de fazer um intercâmbio encontra-se vivo para muita gente através de um método de ensino que chegou para ficar: os cursos on-line.

Cursos on-line conseguem manter ainda vivo o sonho de fazer um intercâmbio

Ainda é possível interagir com pessoas de outros países mesmo sob as pesadas restrições impostas em todo o mundo. Definitivamente, a pandemia popularizou aplicativos que proporcionam interações remotas, para fins pessoais e também profissionais.

Este cenário fez com que os cursos on-line tivessem um crescimento exponencial num curto espaço de tempo. Plataformas de ensino à distância são as novas alternativas encontradas pelas escolas de idiomas, e tudo indica que as pessoas estão se adaptando facilmente à nova realidade.

Portanto, este é o primeiro passo para planejar um intercâmbio hoje: se adaptar ao ensino à distância.

Como funciona um curso on-line?

Com um pouco de disciplina, é possível obter bons progressos nos cursos on-line. Através deles, os alunos podem conseguir um certificado para estudar em algumas das mais famosas universidades do mundo, como a Universidade de Montreal e a Universidade de Paris, bastante procuradas para intercâmbio no Canadá e na França, respectivamente.

Leia mais no Blog da Aliança Francesa Recife: Dicas de playlist no Spotify para praticar seu Francês

Com a alta dos cursos on-line, a tendência é que surjam cada vez mais plataformas voltadas para o ensino à distância, como por exemplo o Zoom, que oferece boas possibilidades de interação: compartilhamento de tela, chat on-line, divisão de grupos em salas virtuais e muito mais.

Francês: Um idioma em ascensão

Para os alunos que querem planejar um intercâmbio em países como França e Canadá, é importante que comecem a direcionar seus esforços para os cursos on-line, uma vez que esta metodologia de ensino só tende a crescer – assim como o interesse dos brasileiros pelo idioma Francês.

Falado por quase 300 milhões de pessoas em todos os continentes do mundo, o Francês é sem sombra de dúvida um passaporte internacional para o conhecimento de diferentes culturas, oferecendo-se como uma alternativa interessante para quem quer planejar um intercâmbio.

O Canadá é um dos países que vinham obtendo alto índice de demanda por intercâmbio. No caso dos interessados pelo idioma Francês, o destino costuma ser Québec.

Como planejar o meu intercâmbio?

Os tempos de isolamento devem ser aproveitados para realizar planejamentos a longo prazo, o mesmo vale para quem quer planejar um intercâmbio. É hora de pesquisar cursos on-line, bolsas de estudo, programas de intercâmbio e possíveis candidaturas em universidades. No caso do idioma Francês, Québec surge como uma boa opção.

Foto da cidade de Quebeb mostra edifícios iluminados e muito neve no chão. É possível ver a bandeira do Canadá ao fundo.
Quebec surge como boa opção de intercâmbio para brasileiros

A propósito, por falar em Québec, a imigração para o Canadá costuma ser bem exigente em relação ao domínio dos dois idiomas oficiais do país. Portanto, o momento de isolamento social em que vivemos reúne condições ideais para um investimento a longo prazo em intercâmbio e cursos on-line

Conclusão

Podemos concluir afirmando que a principal dica é se adaptar a qualquer nova situação que aparecer, mantendo ao mesmo tempo o foco no principal objetivo do intercâmbio, que é justamente o aprendizado do novo idioma.

Como quase tudo na vida, situações-limite como a pandemia oferecem desafios para todos. Cabe a cada um dar o melhor de si em busca de soluções e novas oportunidades.

As portas de intercâmbio podem estar fechadas por enquanto, mas abriram-se as portas do conhecimento e dos cursos on-line. Então a resposta é: sim, vale a pena planejar um intercâmbio em tempos de isolamento.

Você sabia que a Aliança Francesa Recife oferece cursos preparatórios para quem pretende trabalhar ou estudar em um país francófono? Atualmente estamos com várias opções de cursos on-line e ao vivo. Saiba mais sobre os nossos cursos.

2 thoughts on “Vale a pena planejar um intercâmbio em tempos de isolamento?

  1. Pingback: Seminário Turismo Sustentável: Alternativas para o período pós-pandemia – Aliança Francesa Recife

  2. Pingback: Fórum gratuito traz oportunidades para estudantes de francês – Aliança Francesa Recife

Comentários não permitidos.