Exposição virtual traz fotografias vencedoras do Prix Photo Aliança Francesa 2019

Cartaz

Se você gosta de atrações culturais, é certo que vai se animar com essa notícia. A Aliança Francesa Rio de Janeiro abriu a exposição “Fronteiras – 9º Prix Photo Aliança Francesa”. O evento tem o intuito de dar mais visibilidade às fotografias vencedoras do “Prix Photo Aliança Francesa”. Nesse caso, serão apresentadas as séries premiadas da edição de 2019. 

Como você deve imaginar, dessa vez a exposição está sendo realizada de forma virtual e fica aberta ao público até o dia 23 de dezembro de 2020. Qualquer pessoa pode “visitar” a exposição, já que nem precisa sair de casa. 

Conheça a seguir os trabalhos dos participantes.

A Sobrevivência dos Vagalumes – Osmar Gonçalves

Ensaio discute os limites das fronteiras nas ruas de cidades da América Latina

O ensaio “A Sobrevivência dos Vagalumes”, de Osmar Gonçalves dos Reis Filho (Fortaleza, CE), primeiro lugar do júri oficial, discute os limites das fronteiras nas ruas de cidades da América Latina, fotografadas à noite. Segundo o autor, “me surpreendo com o grande número de ambulantes povoando as praças, ocupando as calçadas, disputando cada centímetro vago nas esquinas. Envoltos na penumbra, eles emergem como vagalumes, como pequenos seres luminescentes, erráticos que, por meio de seus gestos nômades, afirmam outros modos de compreensão da cidade, outras formas de viver e praticar o espaço urbano.”

Confira as fotografias agora: Conferir galeria de fotos.

Tempo Presente: Kitty Paranaguá

Foco do projeto é o embate do homem, arquitetura, fronteira e natureza

O ensaio “Tempo Presente”, de Kitty Paranaguá (Rio de Janeiro, RJ), segundo lugar do júri oficial, traz à tona uma visão poética do tema. Segundo a autora, “o foco do projeto é o embate homem, arquitetura, fronteira, natureza e todo o drama e a poesia que envolvem esta luta”. As consequências das mudanças climáticas, fruto da intervenção do homem sobre a natureza, criam uma metáfora com a realidade dos dias de hoje.

Confira as fotografias agora: Conferir galeria de fotos.

Favelicidade – Luiz Baltar

Fotógrafo documenta o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro

Além dos dois primeiros colocados, destacou-se o ensaio “Favelicidade”, de Luiz Baltar (Rio de Janeiro, RJ), ao qual foi conferida uma menção honrosa. O fotógrafo documenta a construção das paisagens, sociais e políticas, fundamentadas em memórias pessoais e coletivas do cotidiano das favelas do Rio de Janeiro e “as fronteiras invisíveis de uma cidade partida”.

Confira as fotografias agora: Conferir galeria de fotos.

Saiba mais sobre a exposição

A mostra faz parte da programação do Novembre Numérique (Novembro Digital) no Brasil, evento dedicado às culturas e expressões artísticas digitais, organizado pela Embaixada da França no Brasil com participação da Aliança Francesa e apoio do Institut Français Paris.

O Prix Photo Aliança Francesa contou com os apoios da Air France, do Hotel Santa Teresa RJ MGallery. Em 2020 o prêmio chega a sua 10ª edição com inscrições abertas a partir do dia 30 de novembro.

Acesse agora o site oficial: Acessar Site da Exposição.