Aliança Francesa Recife

Recife recebe show gratuito do jazzman francês Samy Thiébault


Promovido pela Aliança Francesa Recife e pelo Instituto Francês do Brasil em comemoração ao Dia Internacional da Francofonia, concerto acontece no dia 30 de março, no Teatro Valdemar de Oliveira.

Para marcar o Dia Internacional da Francofonia, celebrado em 20 de março, as Alianças Francesas do Nordeste, em parceria com o Instituto Francês do Brasil, representado pelo Consulado Geral da França para o NE, trazem para o solo canarinho, pela primeira vez, o saxofonista e compositor francês Samy Thiébault. Destaque no ranking europeu dos músicos mais importantes e emblemáticos de sua geração, o artista se apresenta em cinco cidades Nordestinas: Fortaleza, Aracaju, Salvador, João Pessoa e Recife. Na capital pernambucana, destino final da turnê, o músico faz show no sábado, dia 30 de março, no Teatro Valdemar de Oliveira, com entrada gratuita.

Considerado um dos melhores jazzman da atualidade e figura constante nos principais palcos de Jazz da Europa, Samy Thiébault traz para o Recife a apresentação do seu mais novo álbum, “Caribbean Stories”, lançado em setembro de 2018, fruto de uma viagem de imersão ao Caribe, passando por Cuba, Porto Rico e Venezuela, resultando em um trabalho autoral que celebra a música crioula e suas influências. No concerto em solo recifense, Samy contará com o apoio, no palco, de integrantes do Conservatório Pernambucano de Música.

Samy Thiébault

Foto de Youri Lenquett

Na discografia do artista, outros seis álbuns lhe renderam enorme reconhecimento da crítica especializada: “Blues For Nel” (2004), “Gaya Scienza” (2007), “Upanishad Expériences” (2010), “Clear Fire” (2013), “A feast of friends” (2015), com um tributo à banda norte-americana The Doors, e “Rebirth” (2016). Além de músico, com formação pelo tradicional Conservatório de Bordeaux e pelo Conservatoire National Supérieur de Musique, em Paris, Samy Thiébault também é mestre em Filosofia pela Universidade de Sorbonne.

O show do saxofonista francês no Recife, marcado para o dia 30 de março, acontece às 20h, no Teatro Valdemar de Oliveira, no bairro da Boa Vista, com entrada gratuita (mediante lotação – 300 lugares). Os portões serão abertos às 19h30.

Masterclass – A vinda de Samy Thiébault ao Recife vai além da apresentação. Em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música, o artista ministra, nos dias 28 e 29 de março, duas masterclasses abertas ao público e gratuitas, voltadas para estudantes, professores e amantes da música instrumental. Na quinta-feira (28), das 14h30 às 16h, o workshop com o músico francês será exclusivo para professores de saxofone. Já na sexta-feira (29), das 14h às 17h, a aula aberta será voltada também para estudantes do instrumento de sopro, além de professores, e contará com a presença especial do Maestro Spok, mesclando a sonoridade na música pernambucana com o jazz francês. As duas masterclasses acontecem no Auditório Cussy de Almeida do Conservatório Pernambucano de Música e não requerem inscrição prévia.

 

Confira o “Caribbean Stories” de Samy Thiébault:

 

Deixe o seu comentário:

Pular para a barra de ferramentas