Aliança Francesa Recife

MUDANÇA NO LOCAL DO EVENTO – Atelier Cinéma homenageia 100 anos de Jean-Pierre Melville (24/11)


News1

 

Mudança no local do evento!

Agora será na UNICAP.

Atelier Cinéma homenageia 100 anos de Jean-Pierre Melville (24/11)

 

A Aliança Francesa do Recife homenageia o centenário do diretor francês Jean-Pierre Melville, considerado o precursor da Nouvelle Vague, com uma sessão especial do projeto Atelier Cinéma. Nesta sexta (24/11), serão exibidos o curta “24 horas na vida de um palhaço” (1946) e o longa “Bob, o jogador” (1956).

 

O universo masculino de amizade, lealdade e traição permeia a obra de Melville. Em “Bob, o jogador”, ele nos traz um protagonista mergulhado no submundo das casas de jogos. Depois de abandonar o crime, conhece uma moça pobre, Anne, que não vê alternativa a não ser prostituir-se. Ele a ajuda com dinheiro e abrigo. Porém, um jovem amigo de Bob, Paulo, logo se interessa por Anne.

 

Já “24 horas na vida de um palhaço”, é um curta documentário de baixo orçamento, que nos mostra um dia na vida dos palhaços Beby e Maïs. Fora do picadeiro, os dois artistas encontram, durante o dia, inspiração para as piadas que contarão à noite para o público.

DEBATE – Após a sessão, a curadora do Atelier Cinéma, Catarina Andrade, promoverá debate com o cineasta e professor da UFPE Paulo Cunha, doutor pela Sorbonne, Paris. Ele é autor dos livros “A imagem e seus labirintos: o cinema clandestino do Recife, 1930-1964″ (2014) e “A Utopia Provinciana: Recife, Cinema, Melancolia” (2010). Catarina Andrade, doutora em Comunicação Social pela UFPE, é autora de “As fronteiras da representação – Imagens periféricas no cinema francês contemporâneo”.

 

24/11 – 18h30 às 21h45

 

Entrada Franca

 

Local: UNICAP – 5º andar 510. Bloco A

Rua do Principe, 526, Boa Vista

 

 

Deixe o seu comentário:

Menu

Aliança Francesa Recife