Aliança Francesa Recife

Qual o Exame?

Qualquer certificação é sempre valiosa, pois além de ser uma comprovação dos nossos conhecimentos linguísticos (ou indicar o que ainda falta melhorar), ter uma data em mente para fazer realizar um teste internacional é uma maneira de nos forçar a estudar mais com foco e disciplina. Além disso, um certificado pode abrir portas no mercado de trabalho ou, muitas vezes, ser necessário tanto na sua vida profissional quanto acadêmica.

Porém, como todos os certificados têm um custo, e alguns tem validade curta, além de exigirem diferentes conhecimentos e habilidades linguísticas, antes de optar por um deles, é fundamental saber qual seu objetivo.

Você vai estudar fora? Então pesquise quais certificados são aceitos pela universidade para a qual está indo. Você quer ter uma “prova” do seu nível linguístico, mas não “precisa” do certificado no momento? Opte pelos que não têm validade, começando pelo DELF se está num nível B1 pelo menos e nunca fez nenhum outro teste antes. Você é professor e está começando a carreira? O DALF pode ser opções. Você quer migrar no Canada? Invista no DELF B2 ou no TCF Quebec. Enfim, há inúmeros aspectos a serem considerados antes de escolher qual certificado prestar. Confira alguns dos mais conhecidos abaixo.

Diploma
DELF / DALF


DELF: Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa)


DALF: Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)

Diplomas oficiais do Ministério da Educação Nacional francês para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros. Os certificados são reconhecidos internacionalmente e podem ser obtidos com fins apenas pessoais ou de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono. Os diplomas DELF / DALF não têm prazo de validade. DELF A1 DELF A2 DELF B1 DELF B2 DALF C1 DALF C2
DELF Prim


Diplôme d’Études en Langue Française – Version Premier (Diploma de Estudos de Língua Francesa – Versão Primário)

O DELF Prim é a versão infantil do DELF, o Diploma de Estudos de Língua Francesa, concedido pelo Ministério da Educação Nacional francês, e serve para que crianças entre 8 e 12 anos possam certificar suas competências linguísticas. Os diplomas DELF / DALF não têm prazo de validade. DELF Prim A1


DELF Prim A2

CAPES CNPq


Teste de proficiência em língua francesa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

A Embaixada da França no Brasil e a Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil organizam o teste em parceria com a CAPES e o CNPq para atestar o nível de francês de candidatos à bolsas de estudo na França, em programas de mobilidade para pós graduações. O teste também é apropriado para o programa “Ciência sem Fronteiras”. Válido por um ano.
TCF


Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês)

Teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional francês. É destinado a públicos diversos e, por isso, existe em quatro versões: TCF Tout Public – para fins pessoais, acadêmicos ou profissionais. TCF ANF – para os que solicitam a nacionalidade francesa, por casamento ou por naturalização. TCF DAP – para candidatos ao primeiro ou segundo ano de graduação em uma universidade francesa ou a qualquer nível em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura. TCF Québec – para quem dá entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec ou em uma Delegação Geral do Québec. Válido por dois anos.
TEF


Test d’Evaluation de Français (Teste de Avaliação de Francês)

Teste de avaliação do nível linguístico criado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris e reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês e pelo órgão CIC (Cidadania e Imigração Canadá). Destinado a candidatos cuja língua materna não é o francês e quem têm como objetivo estudar na França, imigrar para um país francófono ou apenas

Como se cadastrar?

Como se preparar?

Informações sobre estudos na França devem ser solicitadas ao CampusFrance (serviço de informação sobre estudos superiores na França, vinculado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores): www.bresil.campusfrance.org

 
Menu

Aliança Francesa Recife