Aliança Francesa Recife

Atrações culturais da França na sua casa


Estamos vivendo um período muito diferente de tudo que já experimentamos, não é verdade? Estamos na famosa “quarentena”, que lá na França chamamos de confinement).

Mas devemos procurar novas alternativas para viver essa realidade de uma forma mais leve e evitar cair no tédio, concorda?

Então que tal conhecer algumas sugestões de como “curtir a vida” dentro de casa? Pois bem, se você gosta de atividades culturais e quer saber como pode aproveitar o seu confinement de uma forma diferente, esse post foi feito para você.

Reunimos aqui várias dicas para você passar o tempo em sua casa curtindo a cultura francesa: música, cinema, literatura, HQs e até visitas virtuais em museus. Confira a seguir!

 

Concertos

O site da France Musique fez uma compilação com replays de concertos que encantam o mundo. Lá você pode conferir apresentações clássicas, sinfônicas, jazz e muito mais!

Acesse aqui: https://www.francemusique.fr/concerts

 

Cinema

Você já ouviu falar na La Fête du Court Métrage (Festa do Curta Metragem)? O festival está acontecendo à la maison e já pode acessar a plataforma para conferir mais de 190 filmes. 

Além disso, você pode se aventurar nos ateliers e aprender técnicas de produção de filmes. Tudo isso grátis e disponível até o dia 31 de março de 2020!

Inscreva-se aqui para participar: www.lafeteducourt.com.

Literatura

Essa dica é pra quem está a fim de dar uma praticada no francês e ao mesmo tempo conhecer melhor a literatura do país. A livraria FNAC tem cerca de 500 livros digitais gratuitos, disponíveis no formato EPUB ou PDF.

Você pode conferir as opções e fazer os downloads neste link:

https://livre.fnac.com/n286016/Petit-prix-et-bons-plans-ebooks/Tous-les-Ebooks-gratuits

 

HQs

A gente já comentou em outros conteúdos que 2020 tem sido apresentado como “o ano da HQ” na França, não é? Então se você curte uma HQ, pode visitar o site da Les Collections Numérisées.

Lá você pode conferir quadrinhos e informações sobre autores e periódicos. Acesse aqui: http://collections.citebd.org/in/faces/homeInBook.xhtml.

Museus

Que tal aproveitar esse confinement para conhecer uma das atrações turísticas mais fortes da França? Estamos falando dos museus, que estão “de portas abertas” na internet para você.

Em 2019, o Ministère de la Culture lançou a POP (plataforma aberta do patrimônio). Quase todos os museus nacionais colocam à disposição as suas obras, propostas pedagógicas e visitas virtuais.

A POP permite acesso à essas bases aqui: https://www.pop.culture.gouv.fr.

Você também pode ver as obras de museus de forma mais específica. O Musée du Louvre dispõe de recursos audiovisuais classificados por tema, referentes ao museu e a suas coleções. Já o Musée de Cluny permite ver as obras em 3D, com recursos para girar a imagem e até focar em detalhes.

Musée du Louvre: https://www.louvre.fr/toutes-les-ressources

Musée de Cluny: https://www.louvre.fr/toutes-les-ressources

Neste link você pode conferir outros museus que estão oferecendo visitas virtuais durante o confinement:

https://www.demotivateur.fr/article/visiter-des-musees-sans-bouger-de-son-canape-le-

 

Fundação

Por fim, temos a dica: Fondation Louis Vuitton chez vous (Fundação Louis Vuitton na sua casa). A cada semana, a Fondation disponibiliza no facebook ou Youtube exposições e masterclass que recebeu desde sua abertura em 2014.

São 3 encontros semanais:

– Quarta-feira às 18h (França): uma visita de exposição com comentários de curadores

– Sexta às 18H (França): um concerto que ocorreu no auditório

– Domingo às 17h30: Concerto de alunos de excelência de violoncelo dirigida por Gautier Capuçon.

Acesse aqui:

https://www.fondationlouisvuitton.fr/fr/la-fondation/flv-chez-vous.html

 

Agora é só se acomodar no seu sofá e aproveitar essa maratona cultural!

 

Deixe o seu comentário:

Pular para a barra de ferramentas