Aliança Francesa Recife

5 séries da Netflix para você treinar o seu francês


imagem

Ver filmes e séries é um ótimo jeito de passar o tempo, se distrair dos problemas do dia a dia e curtir o fim de semana. Mas pode também ser uma forma lúdica de estudar uma língua e conhecer um pouco mais a cultura de um país.

Você sabia que no catálogo da Netflix tem várias séries francesas? Decidimos te ajudar nessa curadoria e separamos cinco produções super atuais para você treinar o seu francês com mais diversão.

Uma ótima dica é colocar a legenda também em francês e observar a escrita de palavras novas.

Então prepare a pipoca, aperta o play e depois conta o que achou.

Bonne Session !

#1. Dix Pour Cent

imagem

Imagine Jean Dujardin, Cécile de France, Juliette Binoche e Monica Belluci – entre muitos outros astros do cinema francês – reunidos no mesmo elenco. Todos estão interpretando a si mesmo (com algumas muitas encenações, claro) e como clientes de uma famosa agência de talentos localizada em Paris.

Os verdadeiros protagonistas do seriado são, na verdade, os funcionários da agência ASK: Andrea, Gabriel, Matias, Arlette, Hervé, Noémie, Sofia e Camille, que estão sempre na correria de lidar com os tablóides, crises existenciais e problemas contratuais de seus exigentes clientes. Em paralelo, vamos acompanhando as tramas pessoais destes agentes e conhecendo, a cada episódio, um pouco mais da Cidade Luz.

O francês falado na série é de fácil compreensão e mais informal, então é ótimo se você estiver querendo aprender até algumas gírias!

#2. Plan Coeur

imagem

As boas (mas nem sempre acertadas) decisões das melhores amigas da parisiense Elsa para ajudá-la a superar um ex-namorado são o ponto de partida da série francesa Amor Ocasional (Plan Coeur). Bem-humorado, o seriado tem como pano de fundo a capital da França e alguns de seus locais emblemáticos, como o Hôtel de Ville, o Aquário do Trocadero, além de cafés e bistrôs típicos da cidade.

E nem só de amor vive essa comédia romântica! Frustações profissionais, machismo e relações familiares também são abordados ao longo das duas temporadas até então lançadas. Ah, e não podemos deixar de ressaltar a trilha sonora que vai desde Bobby Lapointe até a mais atual Juliette Armanet, passando pelo cantor Lafayette.

Assim como “Dix Pour Cent”, esta série é bem jovem e os personagens usam muitas expressões mais informais, do dia a dia.

#3. Au Service de La France

imagem

Essa dica vai para aqueles que amam um seriado histórico, histórias de espionagem e comédia. Original do canal franco-alemão Arte, a produção se passa no início dos anos 1960, quando o jovem André Merlaux passa a integrar o serviço secreto francês, em pleno contexto da Guerra Fria.

Nessa paródia (e também homenagem) aos antigos filmes de espiões, três funcionários veteranos são encarregados de ajudar o protagonista em suas novas funções: Moulinier, Jacquard et Calot. Além das boas risadas, “Au Service de la France” apresenta um recorte socio-cultural da sociedade francesa daquela época.

#4. La Mante

imagem

É fã de dos livros de Gilliam Flynn, de filmes de suspense e investigação policial? Então A Louva-a-Deus (La Mante) é para você! Estrelado por Carole Bouquet e Fred Testot, a série tem como pano de fundo assassinatos cometidos por uma serial killer na década de 1990 e que se encontra presa desde então. Vinte anos depois, alguém parece estar imitando as técnicas da Louva-a-Deus e, para solucionar esses novos casos, a polícia decide entrar em contato com a própria.

Ela tem apenas um pedido para aceitar ajudar a desvendar quem é seu imitador: que seu filho, agora policial e de quem não tem notícias há anos, trabalhe ao seu lado. Os episódios são surpreendentes! Prepare-se que você vai provavelmente querer maratonar.

#5. Chef’s Table – France

imagem

Nossa última dica sai do campo da ficção e vai direto para as geladeiras, fogões e mesas de quatro chefs francesas. Chef’s Table é uma série muito interessante da Netflix par quem gosta de gastronomia. Tem várias temporadas em diversos lugares do mundo, mas vamos focar na francesa, claro.

Nos quatro episódios acompanhamos as rotinas, aspirações, receitas e sonhos de Alain Passard, Alexandre Couillon, Adeline Grattard e Michel Troisgros. Assistir Chef’s Table – France é também viajar pelos sabores e pelas paisagens da França, vamos de Paris para a ilha de Noirmoutier, passando por Ouches, além de aprender termos da culinária. De dar água na boca e vontade planejar as próximas férias!

Mais dicas

Gostou das nossas dicas? Continue lendo o nosso blog, nós estamos sempre postando conteúdos novos para você praticar o seu francês.

 

Deixe o seu comentário:

Pular para a barra de ferramentas